top of page
Buscar

Uma semana de carro por Taiwan

  • Foto do escritor: Marina e Betina
    Marina e Betina
  • 13 de jan.
  • 6 min de leitura

Atualizado: 6 de abr.

Deixamos 5 dias da nossa longa viagem a China para conhecer Taiwan. Um tempo longo para permanecer em Taipei e muito curto para explorar bem Taiwan. Foi muito teressante conhecer Taiwan e perceber assuas diferenças em relação a China, de fato a China avançou mais que Taiwan. Ainda que pudemos perceber toda infraestrutura e modernidade do Tigre Asiático, identificamos certas limitações, a mais gritante foi o "cash only" em Taiwan comparado com o "zero-cash" na China.



Taiwan apesar de ser uma ilha não muito grande, acreditamos ser necessário pelo menos uma semana, além dos dias em Taipei, para explorar um pouco melhor os seus parques e atrativos naturais. Há uma boa infraestrutura de transporte por trens, mas desta vez podíamos alugar e dirigir nosso próprio carro e achamos mais conveniente circular toda a ilha tranquilamente. Alugamos o carro em uma empresa local e foi bem tranquilo o processo. Para cruzar de Keelung até Tainan levamos por volta de 4 horas.


Algumas informações importantes, em Taiwan já não precisamos mais de VPN e voltamos ao Google e Instagram, mas por outro lado tivemos que sacar dinheiro (e bastante) no aerporto, aqui como disse, muita coisa é cash-only como por exemplo de cara, comprar os bilhetes do trem que sai do aeroporto. Também compramos nossos chips de celular facilmente no aeroporto. E por aqui muitos falam inglês, mas fácil a comunicação.



O roteiro


A parte que não fizemos e gostaríamos de ter feito:

Como não tinhamos tempo suficiente não conseguimos explorar alguns parques que estudamos bastante:

Yangmingshan National Park, ao norte de Taipei, com vulcões ativos

Taroko National Park, cujo acesso estava fechado por conta do terremoto em abril/24 na região de Hualien, que é interessante também, para explorar a costa leste

Região de Alishan, com as plantações de chá, café e as florestas de bambu (e o pico Eryanping, famoso pelo nascer e por-do-sol na região)

Kenting National Park

Taitung


O que fizemos:



Dia 1 - Taipei

Vários cantos espalhados para explorar por Taipei e seus arredores, apenas conseguimos explorar os atrativos principais. Nesta primeira noite ficamos em um hotel básico-bacana na região comercial bem ativa de Ximending em uma rual peatonal, mas infelizmente não conseguimos explorar o suficiente daquelas ruas agitadas e cheias de lojinhas.

Neste primeiro dia visitamos o templo Lungshan, vimos o por do sol às margens do rio Tamsui no Yanping Riverside Park, terminamos a noite no night market da rua Dinhua.



Para chegar ao hotel do aeroporto foi muito fácil pois pegamos o trem expresso para a estação central e de lá conseguimos caminhar direto para o hotel. Hotel B6


Dia 2 - Região norte e pernoite em Jiufen

Após retirar nosso carro alugado próximo ao aerporto doméstico, partimos em direção a cidade antiga de Schifen, antes visitamos a cachoeira ali próxima, que ao fim nem recomendamos pois tirou um tempo importante nosso de coisas mais interessantes depois. Em Schifen o divertido foi ver a galera despreocupadamente lançando milhões de lanternas no céu, algo super proibido no Brasil era uma diversão completa por aqui, sem preocupação com incêndios e a sujeira que aquilo espalhava pelas florestas da região.



De Schifen partimos para a parte litorânea de Keelung, e visitamos rapidamente o Yehliu Geopark. Interessante às formações mas nada espetacular. Apressamos o passo para poder dar um rolê pelos terraços de arroz de Shimen Songshan e já chegamos por lá no fim do dia, mas para lindas fotos dos arrozais com o sol já descendo no horizonte. Chegamos atrasados ao por do sol no ponto mais ao norte de Taiwan, o farol Fuguijiao, lá pretendíamos emendar e já ver a lua cheia nascer no horizonte, mas não deu para esperar, presenciamos a maravilhosa lua nascendo no mar já pelo caminho.

Foi uma longa volta até chegar a cidade antiga de Jiufen onde passaríamos a noite e que tristeza, apesar de havermos chegado umas 19:30 a cidade já havia fechado muito de suas lojinhas e alguns poucos restaurantes ainda estavam abertos. Acreditamos que as pessoas fazem mais bate-volta de Taipei e devem pernoitar mais no fim de semana, o que super vale a pena passar a noite lá. A cidade fica na montanha mas com vista para o mar e àquelas lanternas vermelhas em ruas estreitas dão um lindo charme, ainda mais com a lua cheia.



Pegamos um apartamento bem bacaninha, barato e prático, mas sem vista, o que deve valer a pena ter.


Dia 3 - Tainan e Kaohsiung

Acordamos e saimos de Jiufen debaixo de chuva, o único dia de chuva em 36 dias de viagem, espetacular não? Como sabiamos que seria o dia de chuva, escolhemos adiantar a estrada pra hoje, atravessamos a ilha até chegar a Tainan.

Como não tinhamos muito tempo ficamos na dúvida entre Tainan e Kaohsiung e achamos que acertamos na decisão, Kaohsiung é mais interessante.



Na chegada a Tainan desviamos a rota para ver os terraços de sal de Jingzaijiao mas não valeu a pena. No caminho também havia uma montanha de sal que poderia ser subida, mas não paramos Qigu Salt Mountain. Também pouco conseguimos ver dos manguezais do Taijiang National Park já chegando em Tainan, mas parece ser bem bonito. Chegando em Tainan, já fomos direto visitar a Anping Tree House, uma casa cuja uma árvore invadiu e ficou algo bem interessante, dali já é possivel visitar a rua antiga de Tainan e a Fortaleza, mas não achamos nada muito interessante. Dizem que o forte em Tainan é a gastronomia, mas nesta passada rápida não achamos nada. Seguimos ao centro onde fizemos uma rápida visita ao Templo de Confucius, também nada espetacular. Ao fim não deu tempo de visitar o Museu Chimei já ao sul de Tainan saindo para Kaohsiung, um edifício muito imponente com jardins e fontes expressivos, mas nem conseguimos parar para uma foto.



Chegamos em Kaosiung já era noite e fizemos rápidas passagens a locais que vale a pena ver a iluminação noturna

Primeiro ao norte da cidade os Dragon and Tiger Pagodas depois já no centro passamos pela estação central e o dome of light e seguimos para região onde pernoitariamos no distrito de Yancheng na região dos renovados piers, cheios de esculturas e bares e restaurantes, mas como era um dia da semana estava tudo bem tranquilo. Caminhamos pelo Pier-2 Art Center, pela Great Harbor Bridge, Dayi Warehouse e terminamos no impontente edifício do Kaohsiung Music Center



Dia 4 - Sun Moon lake

Um novo dia de sol encantador, começamos visitando o gigante templo Fo Guang Shan Buddha Museum já retornando ao norte rumo ao Sun Moon lake. Este templo é gigante e lá tivemos uma imersão cultural no Budismo.



De lá pegamos estrada para Sun Moon lake, tendo que tristemente passar direto pela região de Alishan. Chegamos ao lago a neblina já o cobria por completo.




Visitamos o Ci'en Pagoda, depois seguimos direto para almoçar na ruazinha comercial Ita Thao. Ao longo da volta ao lago paramos em alguns decks de observação e a visita ao templo Wenwu. Chegamos em Shuishe a noite, onde pernoitamos e foi o hotel mais caro de toda a viagem. Jantamos no charmosinho Sun Moon Lake Water Garden Cafe.


Dia 5 e 6 - Taipei

Foi no dia seguinte com o sol despontando atrás das montanhas que nos surpreendemos com a beleza do lago. Aí sim conseguimos ver a lua e o sol por ali. Tomamos um delicioso café da mahã com vista e partimos de volta para Taipei.

Teriamos o restante do dia e parte do seguinte para explorar o que nos faltou em Taipei.



Começamos pela parte mais afastada ao norte no National Palace Museum, mas não entramos no museu. Dali seguimos para a casa de Chiang Kai-Shek em Shilin, uma visita interessante e os jardins estavam maravilhosamente cobertos de flores já antecipando a primavera.



Não conseguimos visitar ali próximo o National Revolutionary Martyrs' Shrine, pegamos um metrô direto para a zona financeira e moderna de Taipei, descemos na estação Sun Yat-sen Memorial Hall e ali percorremos o Dr. Sun Yat-Sen Memorial Hall, de onde poudemos avistar o grande Taipei 101 que por um bom tempo foi o prédio mais alto do mundo, passamos pela arena de Taipei e aproveitamos as lojinhas de Songshan Cultural and Creative Park. Cansadas voltamos sozinhas direto para o hotel, a primeira vez que pegamos um metrô sozinhas e nos saímos muito bem. Papai e mamãe seguiram para ver o espetacular por-do-sol e vista da cidade do morro do elefante, e depois terminaram a noite em uma legítima balada asiática no Wave Club.





No dia seguinte finalmente fomos visitar o impressionante Chiang Kai-shek Memorial Hall e presenciamos a troca da guarda, antes demos uma passada de bike rápida pelo Presidential Hall Plaza e o Jardim Botânico que não entramos. Terminamos o nosso dia em Taipei visitando o Jianguo Holiday Flower Market e Huashan 1914 Creative Park onde curtios uma tradicional apresentação cultural por criança, santes de partir para o aeroporto.




Comments


© 2015 por AVENTURA MIRIM. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page