top of page

Rota da Costa dos Corais - Alagoas a Pernambuco

A rota dos Corais compreende o litoral Alagoano desde Maceió até a praia dos Carneiros em Pernambuco. Uma rota maravilhosa para deleitar-se em praias lindas e badaladas e disfrutar do Caribe brasileiro em Alagoas.


Como parte do nosso grande roteiro de exploração dos PARNAs em nossas férias de verão, detalhado neste post, nós começamos a rota dos corais desde Guarajuba em Salvador e direto a Penedo no Alagoas.


Foz do Rio São Francisco e Penedo


Nossa primeira parada no roteiro um programa incrível. Conhecer mais um pedacinho do Rio São Francisco, desta vez a sua foz, um passeio que sai de Piaçabuçu a meia hora de Penedo. Fizemos o passeio com o Ricardo e há outras agências em Piaçabuçu fácil de encontrar no google ou google maps. Para chegar em Penedo é preciso atravessar de balsa o rio. Optamos em fazer o passeio do por do sol e tivemos a sorte de presenciar o lindo nascer da lua cheia atrás das dunas e depois navegar de volta a noite com a lua despontando por trás do coqueiral, lindo demais. Ainda tivemos a oportunidade para um delicioso banho de rio ao entardecer, saltos e esquibunda na areia.




Voltamos para dormir em Penedo e optamos para dormir no Hotel Colonial, um prédio histórico dos anos de 1700 situado bem na praça coladinho na catedral. Incrível, mas infelizmente o prédio está bem acabadinho e com pouca manutenção, o hotel era bem ruinzinho, mas deixamos as frescuras de lado para curtir aquele lugar histórico.

E a cidade de Penedo uma cidade histórica linda, banhada pelo rio São Francisco e iluminada para o Natal estava um charme. Circulamos rapidinho para conhecer o centro histórico e fazer alguns registros.



 

Maceió e Praia do Gunga


Antes de chegara Maceió resolvemos curtir a praia do Gunga e nos surpreendemos o quanto aquilo cresceu. O visual lá de cima do mirante continua o mesmo, lindo. A praia um agito só, com todas as opções de atividades de paragliding e vôo de helicóptero a banana boats de todos os tipos. Queríamos experimentar o flyboard mas mamãe só liberou o banana boat e foi super divertido.




Em Maceió chegamos em tempo para um belo passeio para por do sol e entardecer com lua cheia na praia de Pajuçara que estava linidissimamente decorada para o Natal e super animada e claro não deixamos de aproveitar uma tapioca e um açai. Maceió é uma cidade encantadora.

Ficamos numa pousada simples e bem bacaninha com ótima localização na Pajuçara a Quaraçá, pelo booking.

No dia seguinte partimos para continuar a exploração do litoral alagoano de águas cristalinas.



São Miguel dos Milagres, Rota Ecológica, Patacho e Maragogi

Logo chegamos a rota ecológica e São Miguel dos Milagres. Aquele pedacinho de praias pode ser exploradas com bastante critério curtindo vários dias por ali em diversas praias. Aproveitamos a maré baixa e optamos por explorar as piscinas naturais de Milagres com o nosso stand up. Um turquesa incrível, águas quentinhas. Almoçamos por ali em um restaurante bem gostoso e eficiente na praia. Vale registrar que achamos o serviço alagoano muito rápido e eficiente, muito diferente do que estamos acostumados na Bahia ou como foi em Pernambuco.



Após o almoço passamos pela organização do Peixe-boi e tentamos viabilizar o passeio mas achamos meio salgado o valor e só conseguiríamos fazer no dia seguinte então aproveitamos para terminar o dia com um SUP de por do sol na foz do rio Tatuamunha.




Pernoitamos em uma casinha em Porto de Pedras, bem próxima a praia do Patacho e economizamos não ficar nas glamourosas e caríssimas pousadas de lá, aproveitamos a praia cedinho antes de continuar a viagem, atravessando a balsa pelo rio Manguaba e continuar até Maragogi.


Em Maragogi também conseguimos uma ótima pousada com boa localização e já agenciamos o nosso passeio com eles mesmos para as piscinas naturais e o caminho de Moisés, um banco de areia cheia do flutuantes e badalação, interessante.



A noite em Maragogi já é mais animadinha, bastante opção de restaurantes.

No dia seguinte antes de seguir na rota, aproveitamos a praia de Antunes que fica linda na maré baixa e então seguimos para nossa parada de réveillon em Porto de Galinhas



Porto de Galinhas, Pontal do Maracaípe e Carneiros

Antes de chegar a Porto de Galinhas fica a encantadora e super badalada praia dos Carneiros, uma das mais bonitas praias do Brasil e vale o título sim. Uma ponta de rio que forma piscinas naturais, banco de areia, uma igrejinha charmosinha para fotos no coqueiral e beach bars bem bada badalados e festas de réveillon daquelas que vem a galerinha glamourosa de todo pais e senão do mundo? Como sempre visita-la e percorrê-la na maré baixa. Há passeios para o rio e bancos de areia que devem valer a pena, mas não fizemos.

Nos hospedamos em Tamandaré em um flat a beira mar bem simples mas que deu super para o gasto, o XXX.

 


Chegamos a porto de Galinhas direto para almoçar na praia de Maracaípe, point do surf, no restaurante do João. Um charme aquele cantinho ali, mas estava hiper-lotado por conta do réveillon, a comida levou 1h e meia para chegar e atrasou nosso programa para o SUP de por do sol no pontal de Maracaípe, só deu mesmo para chegar em cima da hora e nos juntar a muvuca que estava aquele pontal para ver o por do sol, que foi lindo, mas aquilo ali mais vazio deve ter mais charme.



Porto de Galinhas cresceu desorganizadamente mas as lagoas e jangadas continuam lá lindamente e continuam valendo a pena o passeio. O réveillon por lá, lotado e caótico, não é um dos nossos locais favoritos para um réveillon mas aconteceu e foi bacana. Legal curtir a virada de ano com a amiga Sara e os fogos foram belíssimos.




Comentários


bottom of page