top of page

Pelo Sertão e Vale do Cariri

Como parte da nossa viagem explorando os PARNA's do Brasil, que você confere o roteiro completo neste post, os PARNA's do Nordeste foram detalhados aqui, o restante do roteiro relatamos agora.


Juazeiro do Norte e Chapada do Araripe




Incluímos um pequeno desvio na rota para chegar a Juazeiro do Norte e também incluir o estado do Ceará em nossa rota. A chamada região do Cariri possui um forte turismo religioso, mas é também interessante pela sua cultura local e artesanato. O CRAJUBAR, junção das cidades Crato, Juazeiro e Barbalha, fazem desta região um importante centro econômico no Ceará.



Pouco exploramos por ali além de visitar a grandiosa estátua do Padim Cícero, passar por Crato para chegar a Floresta Nacional do Araripe, uma FLONA da já conhecida Chapada do Araripe, mais uma chapada em nosso currículo, a quinta de 7 que existem no Brasil. De lá partimos para Petrolina passando por Exú a cidade de Gonzagão, que até possui um museu interessante bem na estrada, mas bem na hora que passamos estava fechando para almoço.

 



Petrolina e Juazeiro

Ah que interessante duas grandes cidades, uma do lado da outra, divididas pelo importante Rio São Francisco. Uma mais tranquila do lado de Pernambuco a outra mais badalada do lado da Bahia, claro. O Centrinho e orla de Petrolina pouco se tem a apreciar. Gostamos mesmo foi do jantar light que fizemos no café de Bule, uma delícia.



O banho nas surpreendentes águas cristalinas do São Francisco no restaurante a beira rio Carranca Gulosa também foi uma experiência essencial. Estava um calor de matar por lá, é uma região que faz muito calor, então passar o dia nas águas do rio ainda melhor. Mamãe nadou pelo rio enquanto fazíamos um stand-up até o banco de areia da ilha de Massanango. Ali também há barcos que fazem as travessias a esta ilha ou a do Rodeador que também possui alguns restaurantes e prainhas beira-rio. Em nossa visita a Petrolina também visitamos uma PFV gigante em construção.



A noite em Juazeiro também com opções badaladas desde uma cervejaria com música ao vivo e boa a outras opções de restaurantes na beira do rio com a bela vista de Petrolina.



De Petrolina sai o histórico passeio do Vapor do Vinho que navega pelo Rio São Francisco, passa pelas eclusas da barragem de Sobradinho, visita as vinícolas TerraNova da Miolo e ainda oferece banho no lago do Sobradinho. Nós fizemos tudo isso de carro mesmo no dia em que partimos para São Raimundo Nonato no Piauí.



Σχόλια


bottom of page