top of page

Parques Nacionais do Sul da Bahia

O sul da Bahia tem 7 parques nacionais que exploramos em viagens distintas ou que ainda precisamos explorar como o Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Todos eles são parques não muito interessantes ao turismo, ganham o título de parques nacionais apenas pela questão da proteção ambiental ser feita em âmbito nacional pelo ICMBio. Mas vamos registrar a nossa visita a eles que aconteceu em nosso roteiro de férias dos PARNA's no verão de 2024, nest post.


1. PARQUE NACIONAL MARINHO DE ABROLHOS - Ainda não visitamos


2. PARQUE NACIONAL DO DECOBRIMENTO



O parque é bem estruturado, de fácil acesso, valeu a visita rápida que fizemos para ver uma árvore gigante, a Gameleira, mas nada de mais e não sabemos o porquê o título de PARNA para esse.


3. PARQUE NACIONAL DO MONTE PASCOAL

Visitamos em outra viagem, fácil acesso pela BR-101 é só conseguir um guia local e subir o Monte em uma trilha cansativa por ser ingreme e quente e húmido, mas e pouco mais de uma hora chegamos ao topo para um visual da região litorânea. Confere neste post.


4. PARQUE NACIONAL DO PAU-BRASIL

O legal deste parque é a história e a vivência com esta importante árvore que deu nome ao nosso país. Mas a visita é bem básica. Entra-se parque adentro por 17km de carro até chegar a trilha que leva até um pau-brasil e só. Há outra trilha de bromélias também para ver um Pequi. A Experiência no centro de visitantes também é bacaninha e testemunhar a cor de vinho e peso do banco desta madeira. Vale uma visita rápida desde arraial dajuda, como fizemos e no mesmo dia ainda conseguimos visitar o Alto Cariri, fomos bem ninjas.





5. PARQUE NACIONAL DO ALTO CARIRI

Talvez a rota deveria ter sido este parque depois do Descobrimento, acessando o parque por Monte Alegre vindo do sul, mas acabamos fazendo um bate-volta de Eunápolis e o acesso é bem ruim. Apenas visitamos a cachoeira do Bel Preto, encontramos a localização no wikiloc e chegamos sem dificuldade, apesar da estrada ruim, não necessário o 4x4 mas um carro mais alto ajudou. A Cachoeira é grandona, imponente, mas sem poço para banho. A trilha para chegar no pé dela é bem ruinzinha, mas a gente se vira, conseguimos um bom banho e aproveitamos um pouco daquele visual de montanhas para um dia, talvez, voltar com calma.



6. PARQUE NACIONAL SERRA DAS LONTRAS

Não há realmente uma visitação ao parque, apenas aproveitamos a gostosa cachoeira do Cazuza em seu entorno. A BR-101 nesta parte do parque é uma floresta só, sempre tivemos a curiosidade de visitar este parque, uma linda floresta que restou da destruição das plantações de cacau, já que aqui usava-se o modo de plantio da cabruca e o relevo mais acidentado limitou a expansão do plantio e preservação da floresta.




7. PARQUE NACIONAL BOA NOVA

Um parque cujos visitantes vem de fora para avistamento de pássaros. Infelizmente tivemos um pneu furado que atrasou nossa chegada ao parque e no dia seguinte amanheceu chovendo o que não nos permitiu fazer a visita ao Lajedo cedinho para ver os pássaros e tentar ver o famoso gravatazeiro endêmico nesta região. Há algumas cachoeiras na região, mas talvez a importância mesmo do parque seja pela diversidade de aves que podem ser encontradas aqui.



 


Comments


bottom of page