Um feriado que há de se aproveitar com uma boa festa junina no nordeste é Corpus Christi. São quatro dias onde seguramente haverá programação. Em 2024 aproveitamos para finalmente descobrir, qual a mehor festa junina, Caruaru ou Campina Grande? Fomos lá ver as duas para descobrir.
Primeiro esclarecer que este ano o feriado caiu em 30/05, assim as duas cidades estavam começando os festejos juninos que por lá duram até mais de um mês. Não presenciamos o São João que é a festa mais tradicional, mas mesmo assim deu para ter um ótimo gostinho de tradição.
E o nosso roteiro de quatro dias incluiu:
Dia 1 - Tambaba e João Pessoa
Dia 2 - Campina Grande
Dia 3 - Caruaru
Dia 4 - Recife e Olinda
E é tudo pertinho um retângulo muito fácil de circular. Chegamos e saímos em vôo por Recife, alugamos e devolvemos o carro lá.
Tambaba e João Pessoa
Tivemos overbooking pela Gol e chegamos um pouco atrasados na nossa programação mas direto de Recife à praia de Tambaba, muito linda e é lá que fica a praia de naturismo, onde todos vão à praia pelados. Crianças até 13 anos não precisam tirar a roupa e podem entrar na praia, eu e a Betina até entramos, mas achamos aqui ali muito louco e não coneguimos ficar não, fujimos.
Chegamos à João Pessoa a noite, ficamos hospedados no burburinho da praia de Tambaú, a parte turística de João Pessoa. Aproveitamos o jantar num restaurante de rodízio de camarão, 17 tipos diferentes de camarão, que beleza!
Gostamos de Jampa! a cidade do nordeste que mais nos lembrou Maceió, que segue ainda no topo da nossa lista.
No dia seguinte antes de partir para Campina Grante visitamos a Ponta Seixas do Cabo Branco, que é o ponto mais setentrional do Brasil, à leste e percorremos o centro histórico de João Pessoa.
Campina Grande
Campina Grande é uma cidade pouco turística e desenvolvida, viemos apenas conferir a sua festa junina que havia começado ontem. Eles montam toda uma estrutura no centro, no Parque do Povo, como uma mini-cidade cenográfica construida pelos patrocinadores. E ali próximo tem a Vila do Artesão também com um animado forró. Uma programação de atrações que fica disponível no instagram da festa. Jantamos em um dos restaurantes do Parque do Povo, chegamos cedo para pegar uma mesa bem estratégica.
Caruaru
No dia seguinte partimos para Caruaru, chegamos direto ao Monta Bom Jesus para ver a cidade de cima, Caruaru é bem menos desenvolvida que Campina Grande, mais pobre. Depois de nos instalarmos em nossas suites também estrategicamente bem localizadas no centro bem perto da festa, fomos ao Alto do Moura ver o artesanato, comer um bom bode e visitar a casa-museu do mestre Vitalino. Ficou pendente visitarmos a feira de artesanatos no centro, quando chegamos já havia fechado, mas vale incluir no roteiro.
Agora vamos à grande festa. Caruaru possui diferentes palcos espalhados pelo centro da cidade e nós fomos atrás de todos. Infelizmente a informação é ruim e não conseguimos achar o Polo dos Bacamarteiros, este ficou pendente. Mas passamos por todos os outros, de quadrilha a show da belíssima orquestra de Pífanos de Caruaru e Carlinhos Brown. Sem dúvida uma festa mais tradicional, interessante e divertida que Campina Grande que era apenas movida pelos patrocinadores.
Recife e Olinda
De volta a Recife foo direto conhecer Olinda e seus bonecos e rodar pelas suas ladeiras sob o sol quente de inverno do nordeste.
e a tarde ainda aproveitamos uma praia na Boa viagem, preocupadas com tubarão!
Comentarios