Cáucaso 2025 - Geórgia e Armênia
- Marina e Betina
- 28 de jun.
- 4 min de leitura
A região montanhosa do Cáucaso fica entre os mares Negro e Cáspio e é composta por três países, Geórgia, Armênia e Azerbaijão. Ganhamos o travelbook de presente, e sempre tivemos esta viagem nos planos! Fizemos em uma só viagem o Cáucaso e a Rota da Seda pelos Stãos. Aproveitamos o verão de 2025, em julho para este roteiro. Abaixo o roteiro completo. Confere o post da segunda parte da viagem, Rota da Seda e 4 Stãos: Uzbequistão, Tajiquistão, Cazaquistão e Quirguistão.
O vôo internacional foi pela Turkish Arilines via Istambul, tivemos um dia completo para explorar Istambul.
Compramos a passagem de Istambul para Tblisi na Geórgia pela Pégasus e cometemos um erro de roteiro. O correto deveria o vôo ser para Baku no Azerbaijão e de lá partiriamos por terra para a Geórgia. O Azerbaijão teve suas fronteiras por terra fechadas na pandemia que nunca mais foram reabertas, mas é possível sair por terra do Azerbaijão, mas não entrar. Os vôos de Tbilisi a Baku eram bem caros, o que inviablizou nossa viagem ao Azerbaijão, então optamos pelo roteiro circular pela Geórgia e Amênia, chegando e saindo de Tbilisi.
Foram ao todo 9 dias na região. 6 dias na Geórgia e 3 dias na Armênia. Vamos aos detalhes
Geórgia
Tblisi - 3 noites
Gori - 1 noite
Yazbegi (Stepantsminda) - 1 noite
Telavi - 1 noite
Tblisi, Capital da Geórgia
Uma agradável surpresa, a cidade é encantadora. Uma parte velha, muito viva, onde ficamos hospedados, restaurantes, cafés, música, muito interessante. Os terraços e comida, como o Kinkhali e o Kachapuri, também somaram a experiência.
Recomendamos nossa guesthouse: Golden Light Hotel, no booking ou whatsapp +995 597 79 90 36
Exploramos a região ao norte de Tbilisi, a vila de Mtskheta e a Svetitskhoveli Cathedral e o templo Jvari no topo do morro a frente, no retorno paramos para visitr o imponente monumento de Crônicas e Geórgia.
Vardzia
Retornando da Armênia, visitamos as cavernas de Vardzia, experiência incrível, um dos pontos altos da Geórgia.
Borjomi e Gori
Foram parte da rota, Borjomi uma bela região que fornece a água mineral famosa na região e por fim Gori onde dormimos, a cidade natal de Stalin, onde visitamos o museu sobre sua história.
Recomendamos o hotel Gori Apartments, no Booking.com.
Yazbegi e Estrada militar da Georgia
Rumo ao norte, direção a fronteira com a Rússia, a estrada corta as montanhas do Cáucaso, belas paisagens.
No caminho uma estação de esqui, o monumento de amizade Georgia-Russia em um local muito bonito
e a fortaleza de Ananuri na beira de um lago
Em Yazbegi, uma região a explorar. Seguimos até Delari, fronteira movimentada com a Rússia, filia infinita de caminhões. Um belo monastério. Visitamos também a vila de pedra de Sno e suas esculturas nas pedras. Trilhas interessantes por aqui que desta vez deixamos de lado.
Mas a paisagem espectacular e capa do livro do Cáucaso é a Igreja da Santissima Trindade de Gegeti e a trilha que Marina desceu até a torre.
Recomendamos a Guesthouse Tamta, disponível no Booking.com
Telavi
A região das vinícolas e um belo monastério.

A intressante cidade de Telavi e uma guesthouse histórica.
Uma surpresa foi a vila de Sighnaghi, bastante turistica com day-tours de Tblissi.
Antes de retornar a Tblisi visitamos o Davi-Gareja, na fronteira com o Azerbaijão, que não tinha nem metade do impacto de Vardzia.
Recomendamos a Guesthouse Top Floor, disponível no Booking.com
Fechamos a volta da primeira etapa do Caucaso retornando a Tbillisi, onde no dia seguinte pegamos o vôo da Air Centrum para Tashkent, no Uzbequistão. Veja o post dos Stãos, XXX.
Armênia
Dilijan
1 noite
Cruzamos a fronteira e chegamos a Armênia já visitando os três monastérios históricos e importantes da região do Cáucaso, na fronteira da Armênia com a Geórgia.
Pernoitamos em Dilijan, um balneário de montanha da Armênia, antes visitamos o monastério Goshavank e tivemos um jantar delcioso no restaurante Hamadam, recomendamos.
Yerevan
2 noites
Partimos de Dilijan, após visitar o lindo monastério de Hagarthsin, seguimos para o lago Sevan e mais alguns monatérios por ali e
Seguimos para outras paisagens, um caravenserai, a vila e igrejinha de Yegheghis e depois o espetacular monasterio de Novanor, mais um highlight da Armênia. Antes de chegarmos para o jantar em Yerevan, visita ao Khor Vrap, outro importante monsatério, com o Monte Ararat por trás, já chegando a Yerevan. Na capital ainda conseguimos presenciar uma animada noite e uma jantar em um saboroso e moderninho restaurante.
Yerevan tem diversas atrações a se visitar ao seu redor. O Khor Vrap visitamos na chegada. No dia seguinte visitamos o templo de Garni, o monastério Geghard e a espetacular sinfonia de pedras. Lugares mágicos.
A tarde exploramos o centro da cidade, começando pelo cartão postal a Cascata de Yerevan e a Mãe Armênia, no alto da cidade. Uma tarde caminhando e explorando a cidade até a praça da república. Jantamos na taverna e percebemos como a noite da cidade é rica e animada, diversos locais especiais e cafés arrumadinhos.
No dia seguinte antes de partir, visitamos o memorial e museu do genocídio, muito importante aprendizado sobre a história Armena e sua diáspora. Na sequência passamos pela catedral de Saint Etchmiadzin, o Vaticano da Armenia, um local bonito e um catedral muito imponente. Dali partimos de volta para a Geórgia, passando pela bela cidade de Giumri, que com um pouco mais de tempo teriamos explorado melhor.
Cruzando a fronteira a próxima parada eram as espetaculares cavernas de Vardzia.
Comentários